Não só na telefonia IP, mas em toda a área de TIC, em geral, há uma grande discussão sobre a questão de softwares de código aberto e soluções proprietárias. Em resumo, os softwares de código aberto, ou open source, são fornecidos com o código-fonte e podem ser utilizados livremente, além de modificados e distribuídos. Eles são bens públicos, disponíveis para serem usados por todos e da maneira mais conveniente para cada um. Já o software proprietário é geralmente desenvolvido com a finalidade de produzir lucro para quem o desenvolveu. Não é permitido sua cópia, redistribuição ou modificação. Para isso, é preciso pagar e seguir as regras do fabricante.

Na telefonia IP, a utilização de softwares de código aberto vem ganhando popularidade e se concretizando como uma ótima alternativa às soluções proprietárias. Esse processo acontece gradualmente, já que o mercado de telefonia está habituado a fabricantes tradicionais e suas soluções proprietárias, pois o mercado foi, por muito tempo, um mercado fechado e concentrado em poucos fornecedores.

O avanço dos softwares de código aberto

Com a chegada da internet, da colaboração em âmbito mundial e do conceito de liberar o código- fonte de programas para que a comunidade de desenvolvedores colabore com a melhoria na programação desses sistemas, os softwares de código aberto vêm ganhando força e adeptos no mundo todo. Um exemplo disso é o SO ( sistema operacional ) Linux, utilizado por muitos fabricantes de computadores, e o SO Android para dispositivos móveis.

É indiscutível a qualidade das soluções proprietárias, já que as empresas investem em pesquisa e desenvolvimento e estão sempre trazendo novidades para a área de TIC. Mas o ponto central desse avanço dos softwares de código aberto, e especificamente na área de telefonia IP, é seu custo x beneficio. Sistemas de softwares complexos e mesmo aplicações de software e hardware específicas para atender determinadas necessidades do dia a dia estão sendo muito testadas, validadas e melhoradas por uma gama muito grande de empresas, o que tem tornado alguns sistemas de software aberto extremamente robustos e funcionais, assim como o Asterisk, software de telefonia IP bastante renomado.

Essa contribuição em nível mundial para softwares de código aberto permitem que em pouco tempo essas soluções sejam melhoradas e ganhem maturidade em um nível semelhante das soluções proprietárias, que também passam por processos robustos de desenvolvimento, melhorias e validação.

Vantagens de se utilizar softwares de código aberto

Já sabemos que os sistemas proprietários podem ser muito bons, mas as qualidades dos softwares de código aberto se equiparam e, muitas vezes, até superam os softwares proprietários. Conheça algumas delas:

  • São sistemas já testados por muitos desenvolvedores e empresas espalhadas pelo mundo
  • São isentos de licenças comerciais para uso
  • Os softwares contam com uma colaboração mundial para melhoria e acréscimo de recursos, tornando-os muito mais completos
  • Há um ganho de tempo para a implantação e uso, encurtando-se assim o tempo de desenvolvimento e validação
  • Uma grande quantidade de profissionais estão disponíveis para trabalhar com esse tipo de sistema, já que há comunidades de especialistas espalhados pelo mundo todo
  • Os softwares de código aberto possuem enormes flexibilidades de uso e expansibilidade da solução.
  • A relação custo x benefício tem se mostrado muito relevante na escolha desses softwares de código aberto. Muitas empresas especializadas têm usado isso a seu favor, especializando-se em projetos sólidos e globais disponibilizados ao mercado

É preciso estar aberto ao mundo novo de sistemas que nos rodeiam e que podem ser utilizados de maneiras muito mais expansivas que softwares proprietários. Os softwares de código aberto estão crescendo cada vez mais no segmento de telefonia IP e prometem ser o futuro desse negócio.

Crédito de imagem: CC/geralt

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia!

Prometemos que não enviaremos SPAM, muito menos compartilharemos suas informações :)