O desenvolvimento de soluções baseadas em software para o mundo corporativo é algo comum hoje em dia. Softwares de CRM, gestão de estoque, controle financeiro, controle de produção, entre outros, estão presentes em quase 100% das empresas. Isso porque elas entendem o valor de ter um ambiente controlado e gerenciado. Porém, o uso de várias soluções pode fazer com que as múltiplas plataformas  não interajam entre si. Com isso, a integração de softwares com tecnologias IP muitas vezes acabam sendo subaproveitadas.

A comunicação é fator fundamental de sucesso para o desenvolvimento de qualquer empresa. Mesmo assim ela acaba não tendo a atenção necessária em ambientes com múltiplas soluções de software. Com isso, muitas possibilidades de melhorias passam despercebidas e não são aproveitadas por fornecedores que já atuam no ambiente. Oportunidades que poderiam resultar em novos negócios e agregar valor terminam não sendo aproveitadas. Isso porque os fornecedores desconhecem tais necessidades ou não têm um corpo técnico específico para o desenvolvimento de um projeto que integre softwares com tecnologias IP.

A fim de facilitar o processo de integração de softwares com tecnologias IP, listamos as principais dificuldades que software houses encontram ao tentarem integrar sua solução com uma plataforma de comunicação para atender a demanda de seus clientes:

Dificuldades de integração com softwares com tecnologias IP

1. Tempo

 

O processo de desenvolvimento de um software conta com as seguintes grandes etapas: planejamento e elaboração do projeto, desenvolvimento, testes, correções e implantação. Todas essas etapas listadas exigem tempo de estudo, caso o desenvolvedor não domine completamente a solução que ele quer agregar aos softwares com tecnologias IP. Essa variável é um fator crítico de sucesso para o seu projeto.

2. Equipe

Ligada diretamente ao fator tempo, a equipe disponível para desenvolvimento do projeto irá demandar o consumo de recursos para realizar todas as atividades necessárias para entregar o projeto solicitado. Quanto maior a complexidade e abrangência do projeto para integrar softwares com tecnologias IP, maior será a quantidade de recursos humanos e financeiros consumida.

3. Suporte

Após a solução ser entregue e posta para trabalhar no ambiente de produção, o suporte será um fator importante e permanente a ser disponibilizado para o cliente utilizador da solução.

4. Custo

Um novo ambiente de desenvolvimento resulta em novos custos que envolvem estrutura, pessoas, treinamento, recursos, tempo e todos os demais fatores que um ambiente de desenvolvimento e produção necessitam.

Colaboração pode ajudar a integrar softwares com tecnologias IP

Sabendo das dificuldades em implementar uma nova funcionalidade a uma solução que já está em operação, o desenvolvedor de software pode optar por trabalhar em conjunto com uma empresa que já domina o processo de implementar soluções que atendem as necessidades do seu cliente. O desenvolvimento de um trabalho em conjunto minimiza custos e possibilita que os requisitos e objetivos definidos sejam alcançados, fazendo a integração de softwares com tecnologias IP. Um novo produto para uma necessidade antes não atendida pode ser o resultado final do trabalho realizado.

Na área da comunicação corporativa, a integração de softwares com tecnologia IP pode atender necessidades que não necessariamente estão ligadas à telefonia. Essa facilidade de customização torna possível a união com outras soluções, agrega valor ao software e abre oportunidades de conquistar novos clientes. Identificar a necessidade e o impacto do seu atendimento para o cliente é o primeiro passo para iniciar a construção de um diferencial no mercado.

Crédito de imagem: CC/geralt

1 CommentClose Comments

Leave a comment

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia!

Prometemos que não enviaremos SPAM, muito menos compartilharemos suas informações :)